Uesc busca ampliar internacionalização com universidades de língua portuguesa

Reitores Alessandro Fernandes e Amilcar Fação
Divulgação

O XXXI Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) está se realizando na Universidade de Coimbra, na cidade do mesmo nome, em Portugal, até quinta-feira 14 de julho de 2022.

A agenda do Encontro aborda diversos aspectos em torno do tema central: “Globalização e Saúde”, em sessões: 1) Desafios Globais Contemporâneos; 2) Globalização, Tecnologia e Saúde; 3) Conhecimento, Língua e Práticas Culturais.

Para o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes, “o encontro está sendo altamente positivo”. Terça-feira (12), ocorreu uma reunião com o Prof. Almícar Fação, magnífico reitor da Universidade de Coimbra, patrimônio da humanidade, reconhecido pela Unesco, com quem a nossa Uesc já possui um convênio de Internacionalização.

No plenário estão reunidos cerca de duas centenas de participantes, oriundos de mais de 120 entidades de vários continentes. Na oportunidade fiz contatos com reitores de universidades portuguesas e de países africanos de língua portuguesa com o objetivo de realizar novos e ampliar convênios de internacionalização.

A Associação das Universidade de Língua Portuguesa, foi fundada em 1986 e é composta por mais de 130 membros de oito países de língua oficial portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor e da Região Administrativa Especial de Macau.